No post de hoje “Viajantes acima de 60 anos: levantar voo é para todos” você verá um pouco mais sobre os direitos para a 3ª idade e dicas para que os idosos possam embarcar com mais segurança e conforto rumo aos mais variados destinos.
Achar que a 3ª idade é sinônimo de marasmo é um paradigma que vem sendo quebrado com o passar dos anos. Isso porque a parcela de pessoas acima de 60 anos está cada vez maior e eles vêm mudando seus hábitos para aproveitar melhor essa fase preciosa da vida.
Muitas pessoas esperam a vida toda para poder investir em uma viagem. Os pais dedicam o orçamento totalmente à criação dos filhos, e conhecer aquele destino especial nunca entra nos planos. Também existe a questão da disponibilidade. Muitas vezes as pessoas não conseguem encaixar as datas de promoções de viagens, ou viagens em grupo com o seu período de férias e acabam então por perder algumas oportunidades, gerando até uma certa frustração.
Assim, quando os filhos são adultos, os pais se sentem mais à vontade para investir na realização dos seus próprios sonhos, e depois com a aposentadoria pode-se planejar tudo com tranquilidade e segurança.
O próprio Ministério do Turismo divulgou um estudo mostrando que 25% dos brasileiros com mais de 60 anos quer viajar mais, e esse número vem crescendo.
Viajar não é um luxo, mas o sonho de muitas pessoas, algo com grande significado. É a melhor forma de enriquecer a nossa vida com lembranças incríveis.
De acordo com a ANAC – a Agência Nacional de Aviação Civil – os direitos dos passageiros idosos são os mesmos que de qualquer outro viajante, contudo, há a inclusão de preferência.
Isso significa que esses passageiros têm direito à acessibilidade necessária para o seu conforto e segurança, seja em aeroportos ou companhias aéreas. Esse auxílio recebe o nome de “assistência especial”, já que é direcionado ao grupo de pessoas incluídas nos PNAEs.
Nesse grupo, estão inclusas as pessoas com idade superior à 60 anos, pessoas com deficiência, gestantes, lactantes, acompanhados de criança de colo, com mobilidade reduzida ou qualquer pessoa que, por alguma razão ou condição específica, tenha limitação na sua autonomia como passageiro.
Ao efetuar a compra das passagens, é preciso entrar em contato com a cia. aérea solicitando informações sobre a assistência para idosos. Por mais que sejam diferentes para cada companhia, todas elas oferecem esse serviço.
Lembre-se de se informar o quanto antes sobre essa acessibilidade, já que as empresas precisam de um prazo para se preparar para o atendimento especial.
Além disso, algumas organizações oferecem descontos nas passagens aéreas dos acompanhantes de pessoas com +60 anos ou alguma necessidade especial. O responsável precisa ter mais de 18 anos e deve ser capaz de oferecer os cuidados necessários ao idoso. Tudo isso é feito através de uma análise.
Nos aeroportos, busque informações sobre auxílio de locomoção, como os carrinhos elétricos, por exemplo, mesmo que a pessoa não precise de cadeira de rodas. Já que as distâncias entre os terminais podem ser longas, isso facilita muito a viagem para pessoas que tenham dificuldade para caminhar.
Algumas pessoas podem confundir a Lei nº 10.741/2003, que oferece gratuidade em ônibus, trem ou barco para idosos de baixa renda, e podem pensar que essa lei também se aplica às viagens aéreas. Isso, infelizmente, é um mito.
Não há nenhuma lei que anule, completa ou parcialmente, o pagamento das passagens aéreas por pessoas idosas.
Mas isso não é empecilho para que você não realize seu sonho não é mesmo?
Já vimos em nossa matéria sobre planejamento financeiro, que é possível se programar para alcançar as metas e realizar aquela viagem dos sonhos.
A grande parcela dos viajantes acima de 60 anos prefere as viagens em grupo, pois além dos benefícios adquiridos nesse tipo de viagem, como o suporte do guia acompanhante (auxiliando nos procedimentos de embarque, check in nos hotéis etc), o guia local (dando atenção exclusiva aos passageiros), o transporte exclusivo (sempre aguardando na porta do hotel e dos atrativos, evitando qualquer deslocamento desnecessário) e todo o itinerário já programado (evitando assim filas de espera em passeios ou restaurantes). Os passageiros ainda terão contato com os demais integrantes do grupo, gerando muitas vezes amizades duradouras e até uma frutífera parceria para as próximas viagens.
Já que a idade está à seu favor, está na hora de embarcar no avião com as suas pessoas mais queridas e fazer novas amizades com pessoas incríveis, tudo isso com o maior conforto e segurança que você pode imaginar. A GR Travel Groups trabalha com pacotes especiais para viagens em grupo com os melhores preços, onde você não precisa se preocupar com mais nada se não a sua diversão e a de sua família.
Clique no ícone do WhatsApp e tire suas dúvidas sobre nossos próximos grupos!