Zarvanytsia é uma vila com pouco mais de 300 habitantes e está localizada na região de Oblast de Ternopil, a 60 Km de Ternopil, 162 Km de Lviv e 484 Km de Kyiv.
O local é conhecido pelo milagroso ícone da Mãe de Deus e por isso tornou-se um local popular de peregrinações, atraindo ucranianos de todo o País e da diáspora espalhadas pelo mundo todo.
Hoje vamos contar um pouco da história desse lugar sagrado e também mostrar que o turismo religioso vem se desenvolvendo aos poucos na região, ajudando no sustento da comunidade, trazendo empregos e proporcionando aos visitantes uma experiência de fé única e emocionante.
A história do lugar está ligada à história do monge Kyivan que sobreviveu à devastadora invasão mongol de 1240, tendo encontrado um refúgio seguro em Zarvanytsia. Em um sonho ele viu a imagem de uma Virgem segurando o menino Jesus nos braços, então tomou a decisão de construir um Santuário. Em 1867, o Papa Pio IX coroou o ícone e concedeu à Zarvanytsia seu status de importante local de peregrinação. Desde então, milhares de fiéis e peregrinos visitam este lugar sagrado em busca de cura e milagres e também para agradecer às graças recebidas.
O santuário Podillian sofreu repetidamente as devastações dos ataques tártaros e foi destruído durante a Primeira Guerra Mundial e a Segunda Guerra Mundial. Contudo, o maior dano infligido à Zarvanítsia foi pelo sistema totalitário bolchevique, que destruiu o mosteiro, fechou a Igreja da Santíssima Trindade e proibiu os peregrinos de orar na primavera de cura. Os católicos gregos foram então forçados a conduzir suas missas em segredo nas florestas e em suas casas.
Após a proclamação da independência do estado ucraniano, o santuário de Zarvanytsia começou a subir novamente das ruínas e tornou-se um importante local de peregrinação à Virgem Maria. Em homenagem ao 2000º aniversário do nascimento de Cristo, foi construída e consagrada a magnífica Catedral de Zarvanytsia da Mãe de Deus, a Igreja da Anunciação acima dos portões, uma composição escultural do ícone da Virgem em quatro andares. Torre sineira, as estações da cruz, o banho da Santa Primavera de Santa Ana e um palco ao ar livre. O conjunto combinado deste centro espiritual foi complementado pela Igreja da Santa Eucaristia e pelo edifício sagrado, onde é possível encontrar uma cópia exata da cabana da Santa Madre em Nazaré. Todos esses locais podem ser visitados.
Foi erguido também um monumento ao Papa João Paulo II, que foi oficialmente canonizado pela Igreja Católica em 2014. Durante sua visita oficial à Ucrânia em junho de 2001, ele orou ao ícone milagroso da Santa Mãe de Zarvanytsia , que para esta ocasião foi transportado para a Igreja de São Nicolau, localizada na sepultura de Ascold, em Kyiv.
Uma atração muito procurada no Centro Espiritual de Zarvanytsia é um complexo único de edifícios religiosos chamado “Jerusalém da Ucrânia”, que foi abençoado no dia 27 de Agosto de 2018 pelo Patriarca da Igreja Católica Grega Ucraniana, Svyatoslav (Shevchuk).
O complexo possui as réplicas dos santuários cristãos mais importantes da Terra Santa, como uma cópia do Santo Sepulcro, o Monte Gólgota, o Jardim das Oliveiras, as Escadas Sagradas (Scala Sancta), a fonte Bethesda, o portão do Leão (Lyon) e a torre de David. Todo o lugar é cercado por muros que lembram os muros defensivos de Jerusalém. Recomendamos aos visitantes que se atentem ao calendário de eventos e também as visitas aos Domingos, pois nessas datas o Santuário recebe excursões e peregrinações de toda a Ucrânia e consequentemente haverá longas filas para entrar em todas as atrações.
Dentre os eventos mais importantes está a Peregrinação de Jovens, que acontece anualmente. São esperadas centenas de milhares de pessoas no somatório do final de semana. Os jovens vêm de todas as partes da Ucrânia e também das comunidades do exterior. Esse encontro geralmente acontece em Julho, então fique atento.
Você pode visitar Zarvanytsia a qualquer época, no entanto recomendamos os períodos mais amenos pois em dias quentes pode se tornar muito cansativo e nos dias de muito frio a neve pode interferir na caminhada.
Para conhecer todo o complexo, os tours guiados são a melhor opção, pois como já vimos são vários prédios e espaços para conhecer, então nada como obter um serviço personalizado para atendê-lo. Os próprios padres e seminaristas do local fazem a condução das visitas e é cobrada uma quantia bem modesta.
O centro espiritual conta também com uma loja de souvenirs oficial onde é possível comprar lembranças, ícones religiosos, artigos para presente, camisetas e é claro, a milagrosa água benta.
Lembramos que o complexo não possui restaurantes. Você pode parar para fazer uma refeição em algum café nos vilarejos vizinhos como Terebovlia por ex, ou levar o seu próprio lanche para consumir no local pois há alguns quiosques que podem ser utilizados.
Fora dos portões do Santuário há também uma feira com diversos ítens produzidos pela comunidade local. São artigos de artesanato, vestuário, lembranças e produtos frescos da agricultura local. A feira conta com muitas barracas então considere um tempo razoável para visitá-la no final do passeio.
De qualquer forma, quem estiver interessado em fazer a visita a Zarvanytsia deve estar preparado para fazer essa entrega. A experiência que o local oferece está totalmente ligada a fé e a devoção. Lembre-se que você vai estar em um lugar simples com pouca infra-estrutura, mas que vai te oferecer muito mais em troca. Podemos sentir isso no momento que entramos pelos portões, a sensação de paz é indescritível.
Temos a visita guiada completa em Zarvanytsia em nossos roteiros para a Ucrânia e Ucrânia e Polônia.
Prepare-se para viver momentos únicos de bênçãos de orações, A Mãe de Deus encontra todos os seus filhos de braços abertos.