Visitar Auschwitz é uma forma de manter vivas as lembranças das milhares de vítimas do Holocausto. Mais do que isso: é garantir que esta tragédia jamais ocorra novamente. Se você quer conhecer e se emocionar com a história do mais famoso campo de concentração nazista, não deixe de conferir nossas dicas neste post!
Hoje é o dia mais indicado para falar sobre o tema. Isso porque, segundo resolução da Assembleia Geral das Nações, 27 de janeiro é o dia Internacional da Lembrança do Holocausto.
Para os poloneses, a Segunda Guerra Mundial deixou marcas profundas, sendo que o Holocausto foi um dos episódios mais devastadores deste país. Tanto que as lembranças deixadas por este período permanecem vivas, deixando em toda a comunidade um sentimento muito difícil de descrever.
Este campo de concentração foi o maior do nazismo, sendo dividido em duas partes: Auschwitz I e Auschwitz II (Birkenau). A extensão da crueldade que ocorria neste lugar é percebida pelos números de vítimas. Acredita-se que mais de 1,5 milhão de pessoas tenham sido mortas lá.
Contudo, antes de seguirmos com as dicas, vale destacar que visitar Auschwitz deve ser uma experiência reflexiva e histórica. Uma forma de encarar os erros do passado para evitar que se repitam no futuro. Por isso, é fundamental manter uma aura de respeito sobre esta viagem. Dito isto, vamos às dicas:
A primeira dica que podemos oferecer para quem quer visitar Auschwitz é contratar uma agência especializada. Assim, você pode chegar ao destino com maior conforto, com uma van indo te buscar diretamente no hotel. Isso permite evitar as longas filas que se formam na entrada, já que grupos possuem preferência para entrar.
Para ir de trem, é bom estar ciente que o nome da cidade onde o campo de concentração está instalado é Oswiecim.
Saindo de Cracóvia (cerca de 70 Km), a melhor opção é através dos ônibus Lajkonik, que saem de hora em hora do terminal rodoviário, bem no centro da cidade. Você pode contratar também um Tour Especializado, que já vai com a Van e o Guia. ?
Como dissemos no início, o campo se divide em duas partes, sendo que a distância de um para o outro é de 3 km. Para quem vai visitar Auschwitz por conta, a boa notícia é que há um ônibus gratuito para ligar os dois pontos.
É válido destacar também que estes ônibus partem a cada meia hora.
Recomendamos ir entre Maio e Setembro, pois o clima vai estar agradável e a locomoção dentro e fora do complexo é mais acessível. ?
Os horários de abertura e fechamento mudam de acordo com as estações do ano, por isso é importante verificar para não ter surpresas. De qualquer forma é sempre recomendado ir no primeiro horário para evitar filas e tumultos. Se você estiver fazendo o passeio individual, considere contratar um Guia na bilheteria mesmo, para fazer o tour, será muito mais proveitoso e interessante.
Já os Tours especializados têm horários pré definidos e os agendamentos costumam ser depois das 10h.
Em vez de se preocupar com agendamento de visitas, transporte, trajeto e horários, que tal preparar-se emocionalmente para esta experiência?
Conhecer um lugar com uma carga emocional tão grande já é, por si só, uma grande tarefa. Então, o ideal é não sobrecarregar a mente com coisas que podem ser facilmente resolvidas por uma agência de viagens.
Ao viajar com a GR Travel Groups, você terá uma experiência completa em Auschwitz sem ter que se preocupar com mais nada.
Conheça nosso pacote de viagens para Polônia/Ucrânia e vamos juntos viver este momento único em sua história!