É seguro dizer que o Natal de 2021 será bem diferente dos outros anos. Então, por que não ir com tudo e assumir uma tradição totalmente nova nesta época festiva?
Não importa como ou onde você está comemorando, os seguintes costumes natalinos peculiares de toda a Europa irão adicionar um brilho extra às suas férias – e todos eles podem ser experimentados em casa!
Embora aranhas e teias de aranha sejam geralmente associadas ao Halloween, elas são decorações de Natal comuns nos países do Leste Europeu.
De acordo com a ‘Lenda da Aranha de Natal’, era uma vez uma viúva pobre e trabalhadora que não tinha dinheiro para decorar sua árvore de Natal. Quando ela acordou na manhã de Natal, ela descobriu que uma aranha havia tecido teias por toda a árvore, e quando a luz do sol brilhava sobre ela, ela as transformava em ouro ou prata. Como tal, as aranhas são consideradas símbolos de prosperidade na Ucrânia, e você encontrará decorações de teia de aranha adornando as árvores de Natal em todo o país.
Em qualquer lugar que você vá na Finlândia, você encontrará uma Sauna – mesmo em lugares que você nunca esperaria, como um Burger King ou um teleférico!
A tradição da Joulusauna, ou sauna de Natal, remonta a séculos na Finlândia. Aqui, as famílias se reúnem na véspera de Natal para purificar seus corpos e acalmar suas mentes antes do início das festividades. Eles tornam suas saunas ainda mais aconchegantes com óleos perfumados, lanternas e toalhas limpas e frescas. Eles até deixam guloseimas de Natal para o Elfo da sauna (uma espécie de guardião lendário). Reúna-se com os seus entes queridos e desfrute da sua própria sauna ou experimente as vésperas do Natal. E se você não puder ir para um spa, você também pode abraçar o espírito calmante da sauna finlandesa de Natal em casa com um banho relaxante e algumas velas perfumadas.
Sinterklaas, ou São Nicolau, é uma figura conhecida e amada pelas crianças na Holanda.
No dia 5 de dezembro, as famílias se acomodam para celebrar a véspera de São Nicolau, também conhecida como pakjesavond, quando ocorrem festas com música, jogos e troca de presentes. Sinterklaas chega à Holanda vindo da Espanha, cerca de duas ou três semanas antes do pakjesavond. Nos dias que antecederam esta data, as crianças colocaram seus sapatos na frente do fogo (ou às vezes perto do radiador ou da porta dos fundos) na esperança de que fiquem cheios de presentes e guloseimas pelo Bom Velhinho, enquanto ele atravessa o telhados em seu cavalo branco. Alguns até deixam uma cenoura na ferradura para o cavalo do “Papai Noel”.
Você deve ter lido que os noruegueses escondem vassouras em seus armários na véspera de Natal para impedir que as bruxas as roubem e, embora seja um conceito interessante, na verdade esta não é uma tradição amplamente conhecida na Noruega.
Muito mais comum é o costume de deixar de fora uma tigela de mingau para a família Nisse ( um gnomo do folclore popular) na véspera de Natal. Na Escandinávia, acredita-se que cada família tem seu próprio espírito guardião, ou Nisse, na forma de um homem ou mulher baixa que usa um chapéu e cuida da casa ou da fazenda. Na véspera de Natal, é tradição agradecer aos nisse por seu trabalho árduo, deixando-lhes uma tigela de mingau. Outra tradição em algumas partes da Noruega na época do Natal é se deliciar com um banquete de cabeça de ovelha defumada a lenha.
Os biscoitos de gengibre e casas de pão de gengibre são conhecidos em todo o mundo como um alimento típico de Natal, mas sem dúvida nenhum lugar os faz tão bem quanto na Alemanha.
Na verdade, Nuremberg é considerada a Meca do Lebkucken, ou pão de gengibre, e cada padaria mantém sua receita em segredo. Todos os anos, essas guloseimas aparecem em residências, lojas e nos espetaculares mercados de Natal da Alemanha. Lebkuchenherzen – corações de pão de gengibre com mensagens escritas em glacê – muitas vezes podem ser vistos pendurados em fitas nos mercados e na Oktoberfest, e são ótimos presentes para amigos e familiares.
Por que não experimentar fazer em casa este ano com esta receita? Fique atento às nossas redes sociais, vamos publicar uma matéria sobre essa receita 😉
Você também encontrará biscoitos de gengibre na Áustria, mas há uma tradição de Natal muito mais sinistra que se origina lá também.
O Krampus é uma criatura de aparência assustadora que apareceu durante séculos durante o Advento na Áustria. A fantasia, consiste em metade bode, metade demônio, e o folclore diz que ele chicoteia crianças travessas com seu feixe de gravetos e os arrasta para seu covil no inferno. A noite de 5 de dezembro é conhecida como Krampusnacht ou Noite de Krampus. Os adultos se vestem para assustar as crianças e muitas vezes há desfiles nas ruas, às vezes até um Krampuslauf, ou corrida de Krampus, onde centenas de Krampus enchem as ruas (principalmente para festejar e desabafar).
Uma lenda do Natal na Itália que remonta aos tempos medievais é a de La Befana, uma velha bruxa que foi convidada pelos Três Reis Magos para se juntar a eles na visita ao Menino Jesus.
A história diz que La Befana declinou no início porque tinha muito trabalho doméstico para fazer. Mais tarde, ela mudou de ideia e foi procurá-los com sua vassoura e uma cesta de produtos caseiros para Mary, que ela achou que preferiria um chão limpo e um pouco de comida a outros presentes. Mas ela não foi capaz de encontrá-los.
Assim, todos os anos na noite de 5 de janeiro – véspera da Epifania – La Befana visita todas as casas da Itália em busca dos Três Reis Magos e do Menino Jesus, levando caramelos, ou doces, que ela deixa para os bons filhos, e carvão, que é dado aos malvados. Hoje em dia, as crianças colocam meias para La Befana encher de presentes. É costume deixar uma taça de vinho e um prato de linguiça e brócolis para ela.
Esta tradição natalina vem da região francesa de Provença, e faz com que as famílias zombem de 13 sobremesas colossais após a refeição de Natal.
Cada guloseima representa um dos 12 apóstolos, e há um extra para representar Jesus. As sobremesas costumam ser servidas todas de uma vez e todos devem compartilhá-las, dando pelo menos uma mordida em cada uma. As tradições variam de casa para casa, mas cada sobremesa saborosa traz algo para a mesa, simbolizando certos elementos da religião cristã ou costumes supersticiosos. Por exemplo, ‘Os Quatro Mendigos’ são frutas secas e nozes que representam as ordens monásticas: Nozes para os Agostinhos, figos secos para os Franciscanos, passas para os Dominicanos e amêndoas para os Carmelitas.
À mesa encontrará também uma travessa de fruta fresca, nougat branco e escuro, um bolo de especiarias e fougasse, ou pompe à l’huile: um pão achatado de azeite adoçado com açúcar, que deve sempre ser partido com os dedos – nunca com uma faca – e mergulhado em vinho quente ou geléia de uva.
A Europa é realmente um grande celeiro de tradições e é sempre surpreendente descobrir sobre as tradições e costumes de cada País. Se tiver oportunidade de participar dessas celebrações em um País diferente, certamente será uma experiência que ficará em sua memória para sempre!
Consulte as nossas opções e programe-se para 2022!
Embarque conosco em um Universo de Possibilidades!