O novo coronavírus (Covid-19) é o assunto do momento. A proliferação do vírus que, rapidamente, se tornou uma pandemia, tem modificado a forma das pessoas viverem as suas rotinas. Separamos aqui tudo o que você precisa saber sobre o Coronavírus e viagens.
Quando o assunto é viagens, não poderia ser diferente. Várias iniciativas foram iniciadas para a redução da circulação das pessoas em vários países.
Nós, da GR Travel, separamos todas as informações que você precisa saber sobre viagens em meio a esse cenário. Então continue lendo o post de hoje para saber mais.
O Ministério do Turismo, por meio de seu site, orienta que neste momento sejam feitas viagens ao exterior somente em casos de real necessidade. Aos que se encontram no exterior, a orientação é que sejam seguidas as recomendações das autoridades da saúde locais. Por enquanto as viagens nacionais ainda não sofreram restrições, porém, é preciso ficar atento às datas e também a política que está sendo praticada em cada Estado.
A ABAV – Associação Brasileira de Agências de Viagens também lançou uma campanha com o objetivo de incentivar os viajantes a adiarem os seus planos e se protegerem do Covid-19. O Lema na campanha é “Não Cancele, Remarque!”, onde a Instituição que representa as Agências de Viagens no Brasil faz um apelo aos passageiros, para que repensem sobre os planos e apenas adiem a viagem e não solicite o cancelamento. Até porque as políticas de remarcação são mais flexíveis com a possibilidade de usar o crédito em datas futuras, sem multas (dentro das regras de cada empresa). Já o cancelamento pode gerar penalidades e a negociação pode se estender por um longo período. Nessas horas deve haver bom senso e diálogo para tentar chegar a uma solução que agrade ambas as partes.
Segundo a pesquisadora Ester Sabino, da Faculdade de Medicina da USP, é possível estimar que o pico dos casos do novo coronavírus ocorrerá no final de Abril e começo de Maio deste ano. Depois disso haverá uma diminuição gradual dos casos até Junho. Isso permite considerar que viagens posteriores a esse período tornem-se mais seguras – sendo primordial o acompanhamento do avanço do vírus conforme o passar dos meses.
Ou seja, agora, não é o momento de viajar, pois, antes de qualquer coisa, evitar a transmissão do vírus deve ser prioridade máxima para todos.
As taxas de mortalidade do coronavírus são extremamente baixas. Os grupos de risco – idosos, pessoas com histórico de doenças respiratórias e diabetes, por exemplo – devem ter atenção redobrada na prevenção. Mas lembre-se: mesmo que você não faça parte do grupo de risco, é um potencial transmissor, o que significa que todo o cuidado é pouco em momentos como esse.
Tomando as medidas certas, não há motivos para pânico. A sua tão sonhada viagem poderá se realizar, basta ter um pouco de paciência e esperar a poeira baixar.
O Ministério da Saúde pontua algumas das principais medidas a serem tomadas para evitar a transmissão do vírus. Entre elas, podemos citar:
– Lave as mãos sempre: Depois de tossir ou espirrar; Quando cuidar de alguém doente; Antes de comer; Depois de lidar com animais e quando suas mãos, de maneira geral, estiverem sujas.
– Use e abuse do Álcool Gel
– Evite contato com pessoas que apresentem infecções respiratórias agudas
– Evite ter contato das mãos com os olhos, nariz e boca
– Não compartilhe objetos de uso pessoal
– Cuide das pessoas que moram com você, especialmente se forem idosas
Viu só como é fácil se cuidar e cuidar de quem está pertinho da gente?
A GR Travel preza ao máximo pela integridade de seus viajantes e, por isso, reforça quais hábitos de prevenção devem ser seguidos para auxiliar nesse momento tão delicado que o planeta como um todo enfrenta. Não fique de fora nessa luta, ajude a prevenir o coronavírus para que aquela sua viagem dos sonhos fique cada vez mais próxima de você. Ficou alguma dúvida? Entre em contato.